Intervenção Norte 2020

A conservação e restauro do Mosteiro de Arouca visa dar continuidade às intervenções já realizadas no âmbito de anteriores candidaturas aos fundos comunitários, instalando a Estrutura de acolhimento/receção do visitante na Ala Norte/Poente junto ao adro do Mosteiro e, executando a sinalética e a produção de conteúdos em suporte multimédia. Dado o mau estado dos janelões da Igreja e Coro estão a ser executados novos caixilhos como medida imediata de proteção e valorização do espólio do monumento, assim como, da sustentabilidade técnica, ambiental e de custo de manutenção. Com a obra da Estrutura de acolhimento e a execução da sinalética fica aumentado o potencial patrimonial do acervo do Mosteiro (um dos melhores acervos de arte sacra conservado in situ).

No âmbito da presente Operação, está em curso a Empreitada da Instalação da Estrutura de Acolhimento do visitante, que inclui receção, bengaleiro, posto de vendas, instalações sanitárias, vestiário dos funcionários, elevador, dispositivos para pessoas com mobilidade reduzida e Espaço da Memória, para musealização de vestígios medievais e visualização/audição de conteúdos interpretativos do Mosteiro (Mafalda Sanches e 10 Séculos em 10 minutos – friso cronológico).

Face aos sinais de deformação estrutural foi realizado um diagnóstico de parametrização de todos os danos e avaliação da capacidade resistente do edifício com preconização de medidas corretivas urgentes e de orientação para futuro projeto.

Planta