Intervenção Norte 2020

A conservação e restauro do Mosteiro de Grijó visa dar continuidade às intervenções já realizadas no âmbito das anteriores candidaturas aos fundos comunitários. Na presente intervenção procedeu-se à reabilitação das coberturas e fachada principal da Igreja e Mosteiro, voltadas ao adro, valorizando o conjunto no local, aumentando, assim, a atratividade do visitante.
O nártex da Igreja é valorizado com ações de restauro da cantaria e revestimento azulejar dignificando a entrada no Mosteiro. Ao nível da importância histórica de Grijó são desenvolvidos trabalhos de recuperação da Sala que alberga o túmulo de D. Rodrigo Sanches, valorizando-se uma peça artística da tumulária medieval, importante elemento dinamizador do percurso de visita do mosteiro.
Assim, foram executadas empreitadas de reabilitação da cobertura da Igreja e fachada principal do Mosteiro; trabalhos de conservação e restauro do nártex ao nível dos paramentos; valorização da Sala que alberga o túmulo de pedra ançã de D. Rodrigo Sanches – reparação de paredes, tetos e introdução da rede elétrica – e o estudo e ensaios laboratoriais dos vestígios osteológicos retirados em 2014 do túmulo (exemplar único da tumulária medieval portuguesa do séc. XIII).

Planta